Tuesday, February 5, 2013

* (favoritos) da Sweetie: portais e blogs de receitas (gringos)

Se tem uma coisa que a nossa cozinheira nerd (oi!!!!) é ler sobre comida. Mas como a lista de blogs assinado no reader é algo um pouco intimidante para quem não é tão afficionado pelo assunto quanto ela, aqui está a lista de favoritos da semana: portais, blogs e páginas que a inspiram a conhecer as tendências internacionais gastronômicas e se aprofundar no assunto.

Bora conhecer?

Serious Eats: Portal estaunidense que reúne páginas dedicadas à pizza, doces, hamburguer, experimentos gastronômicos e outros assuntos, tem resenhas de restaurantes de todo tipo, receitas e fotos incríveis. Embora tenha duas sedes nos Estados Unidos, uma em NY e outra em Chicago, o material publicado é obra de mais de 100 "contribuintes". É uma verdadeira comunidade gastronômica que não para de crescer.
Para visitar todos os dias: http://www.seriouseats.com




The Kitchn: ramificação do site de design de interiores e lifestyle Apartmenttherapy.com, reúne receitas e reviews de cozinhas. Criado em 2006, também é atualizado por uma equipe de contribuintes e editores, e tem de tudo. Receitas, fotos, inspiração, dicas de DIY (faça você mesmo). Como no SeriousEats, os leitores acabam criando uma comunidade que gera ainda mais conteúdo, compartilhando receitas, dicas de compras e afins. São ferramentas incríveis para um garimpo virtual.
Para visitar todos os dias: http://www.thekitchn.com



Tastespotting: Esse é para comer com os olhos. Um verdadeiro "potluck" digital, os criadores deste site (de 2007) vasculham a blogosfera gastronômica mundial atrás das imagens mais atraentes, e as reúnem em uma página clean e de deixar o teclado, literalmente, babado. Eu utilizo quando não sei o que quero comer ou apenas como uma ferramenta de food porn. Deveria ser proibido para menores de idade. 
Para ficar com fome: http://www.tastespotting.com/


Maangchi: Minha principal referência de culinária coreana, Maanghi é uma ahjumma fofa que nasceu e cresceu na Coréia do Sul e hoje mora em NY. No site dela você encontra não só as receitas por extenso e em vídeo (bonus para o sotaque) mas os depoimentos e fotos de quem testou as receitas e um guia mundial de mercearias orientais. O bacana é que ela vai além de mostrar como fazer os pratos, mostrando como preparar alguns dos ingredientes. Genial.
Para morrer de fofura com o sotaque: http://www.maangchi.com/


Just Hungry (e JustBento): Um dos mais antigos nessa lista (foi criado em 2003), Just Hungry e seu site irmão devotado às marmitas fofas nipônicas (aka bento box) são escritos por uma japonesa atualmente radicada na Suiça e reúne receitas, reviews, explicações sobre costumes e ingredientes e também fala de saúde e nutrição. A Makiko tem lutado contra o câncer e embora isso tenha afetado um pouco a frequência de postagens, dá um enfoque aprofundado sobre as questões gastronômicas de quem faz quimio e tem problemas de saúde. Os sites são minhas principais referências de comida caseira japonesa.
Para ficar com água na boca: http://www.justhungry.com


David Lebovitz: O blog do chef e autor de livros de receitas americano que mora em Paris não fala só de comida. Fala do estilo de vida (e de comer) francês, da cultura local e sim... tem receitas deliciosas. Tem ótimos reviews de livros de receitas.
Para babar e correr pra cozinha: http://www.davidlebovitz.com


Not Eating out in NY: Uma proposta diferente (e que se aplica bem a uma megalópole como São Paulo). De 2006 a 2008 a blogueira novaiorquina resolveu parar de comer fora e criou um blog dedicado a alimentação saudável e sustentável na cidade grande. Todas as receitas publicadas são criadas e testadas na cozinha dela no Brooklyn. 
Para inspirar e preservar o bolso: http://noteatingoutinny.com


They Draw and Cook: Criado por uma dupla de irmão e irmã designers, este site não é apenas de receitas. Todas as receitas aqui são lindamente ilustradas (e enviadas por pessoas de todo o mundo) e dão vontade de imprimir e colar na parede da cozinha. É um verdadeiro baú do tesouro de inspiração gastronômica e de ilustração. E tem desenhos brasileiros. Dá uma espiadinha no mapa do mundo.


Estes são todos gringos e muitos deles tem a pegada de crossover cultural que torna a gastronomia tão mais interessante. Semana que vem você confere a lista de portais e blogs brasileiros que a Sweetie Bird recomenda.



No comments:

Post a Comment