Tuesday, February 19, 2013

* (favoritos) da Sweetie: portais e blogs de receitas (versão brasileira)

Continuando a série dos favoritos da nossa cozinheira nerd, esses são alguns dos sites, blogs e veículos de comunicação nacionais que ajudam a Sweetie Bird a se manter antenada no que acontece de legal no universo gastronômico em geral. 

Clique nos títulos para abrir os links, ok?

Impressos (mas dá para espiar online):

Caderno Paladar: publicado às quintas-feiras no jornal O Estado de São Paulo é um dos mais completos dos jornais diários. Tem dicas de vinho, de eventos, críticas,  receitas, e um foco especial em pratos e ingredientes brasileiros. Delicioso de ler.



Revista Menu: nossa cozinheira gosta não só da diagramação da revista (ela é formada em Jornalismo, lembram?) mas também da linguagem e da abordagem das matérias. Menos jabá e mais informação, explorando ingredientes a fundo. A seção de vinhos e a crônica finais também são bem bacanas.


Blogs de review:

Bon Vivant (revista Playboy): Fala de vinhos, música, eventos e roteiros gastronômicos. A linguagem é bacana. E pra quem não entende muito de vinhos (nossa cozinheira gosta mesmo é dos destilados) é uma ajuda mais do que bem-vinda.


Coma com os Olhos: Ele está de volta. Depois de um longo hiato, o blog que compara a ficção (fotos publicitárias e da embalagem) com a realidade voltou! Viva!!!


Boteco do JB: Um dos "chatos" mais inspiradores dentre os blogs que a Sweetie Bird acompanha "religiosamente". Mais do que honestas, os reviews de restaurantes não tem medo de enfiar todos os dedos na ferida. Quando é bom, ele indica. E quando é ruim, o ex dono de restaurante fala mesmo. 


Marcelo Katsuki: O blog do editor de arte de Mídias Digitais do jornal Folha de São Paulo não tem muitas receitas. Mas as que tem são excelentes. E o paladar eclético do editor gera curiosidade e amplia o horizonte gastronômico do leitor. As (muitas) fotos de comidas do Nordeste são de babar. 


Tabeteimasu: Blog de um casal de japoneses que gosta tanto de viajar quanto de comer. Tem excelentes indicações, de São Paulo e do Japão.


Marketing na Cozinha: Como diz o nome, não tem receitas mas um punhado de curiosidades bacanas sobre ações publicitárias e invencionices relacionadas a gastronomia. Viciante.


Blogs com receitas:

Chucrute com Salsicha: A brasileira Fernanda Guimarães Rosa, que mora na Califórnia, mantêm o blog há mais de 7 anos. Com receitas tiradas de livros e revistas, fotos incríveis e experimentos é uma leitura leve e inspiradora.


Cozinha Pequena: o blog é mantido pelo Leandro, alegadamente botequeiro e boca-suja. Os reviews são relevantes, as fotos dão uma tremenda duma fome e as receitas não tem frescuras.



Gosto do quê?: Um dos mais recentes nessa lista, o Gosto do Quê? já chegou com uma cara super profissional. Fruto da mente de uma cozinheira e uma arquiteta, tem reviews, receitas com um passo a passo lindamente fotografado, e dicas de compras. Pena que não lê bem no Google Reader.


Noz Moscada: Criado por duas jornalistas, também não é dos mais antigos. A sacada do blog é juntar gastronomia, música, literatura, cinema e arte. As fotos são lindas e as receitas são ótimas.


Delícia: A cozinheira Marisa Ono define o blog como o seu playground gastronômico. Tem insights maravilhosos sobre ingredientes e receitas tradicionais japonesas. Para ler religiosamente.


Come-se: Está entre os 55 melhores blogs de culinária do mundo. A nutricionista e consultora Neide Rigo conduz um trabalho primoroso de urban foraging (que não tem tradução no português mas é a prática de  procurar e colher alimentos em espaços urbanos) e de resgate de ingredientes brasileiros. É uma das colunistas do Caderno Paladar. 


Como organizar a leitura de blogs? Uma ferramenta muito útil são os RSS Readers, onde você "assina" os blogs e recebe todas as atualizações subsequentes. E pode organizá-los por categorias. Dá só uma espiadinha no reader da nossa nerd e apresentadora...


Aproveitem e assinem este blog, oras bolas!

No próximo *(favoritos) da Sweetie vocês conferem os videocasts e vlogs gastronômicos dos quais ela não perde um episódio!

No comments:

Post a Comment